Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e as Políticas Públicas de Saúde em HIV/Aids
Com o objetivo de fortalecer o controle social de políticas públicas de saúde em HIV/Aids e discutir o Plano Nacional de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e Outras DST, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde vem realizando uma série de encontros nos estados envolvendo as lideranças da tradição religiosa afro-brasileira, com o apoio dos Núcleos locais da Rede.
Em Fortaleza ,o encontro contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e em Porto Alegre a Rede teve a colaboração da Comunidade Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodo e da PUC/RS.
Em cada encontro percebemos que os terreiros desenvolvem importante trabalho na área da saúde, principalmente no que diz respeito ao manejo e a utilização das folhas. Várias experiências de acolhimento de pessoas soropositivas são relatadas durante os encontros, assim como o desejo de qualificar as informações sobre a epidemia para o repasse aos filhos de santo e a comunidade do entorno.
Alguns terreiros já funcionam como espaços de distribuição de preservativos, mostrando que a nossa tradição além de milenar está atenta aos problemas atuais.
O próximo encontro acontece no dia 22 de agosto em Maceió e para ter mais informações ligar para Pai Célio (82) 3231-0064.
Nenhum comentário:
Postar um comentário