domingo, 26 de outubro de 2008

AÇÕES DA REDE - NÚCLEO PARAÍBA

O núcleo Paraíba da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde realizou mais uma reunião na sede do Centro de Cultura Afro-Brasileira Ilê Axé Omidewa com o objetivo de recadastrar as famílias que recebem cestas alimentares através do programa Fome Zero, do Governo Federal.
A reunião contou também com a participação do Prof. José Antonio Novaes da Universidade Federal da Paraíba, que coordena, junto com Mãe Lucia da Oxum, as ações da Rede na Paraíba.
Durante o encontro com o povo de terreiro Mãe Lúcia da Oxum falou sobre educação ambiental e consciência ecológica.

"Nossa grande mãe é a Terra e seguimos os orixás, que são natureza. Devemos ter noção do que fazemos e boa educação para as oferendas. Não deixar velas acesas nas matas, causando riscos de incêndios, nem recipientes plásticos ou garrafas de vidro, que levam anos para se deteriorar. Nos despachos e oferendas, basta entregar a energia do trabalho e trazer de volta os recipientes que devem ir para o lugar certo. Assim, os orixás agradecem”.
Outro tema discutido na reunião foi a consciência negra e sua influência no censo nacional. “As pessoas se escondem na hora de responder. Não somos católicos nem espíritas. Se a religião é Umbanda, que seja dita Umbanda, se for Candomblé, é Candomblé e pronto! O governo precisa nos conhecer”, afirmou Mãe Lúcia.

O professor Antônio Novaes destacou a importância de mostrar ao governo que existimos e quão numerosos somos. “Responder corretamente sobre nossa religião é acima de tudo uma oportunidade”, declarou o professor.
O encontro terminou por volta das 19h com a boa notícia de que a partir deste ano, Mãe Lúcia participará das reuniões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em João Pessoa, representando todo o povo de santo.

Nenhum comentário: