sábado, 3 de novembro de 2007

CASAS DE AXÉ DE MACEIÓ


Rede de Saúde das Casas de Axé de Maceió

Aconteceu no Terreiro de Iemanjá, em Ponta da Terra, Maceió, um Encontro com palestras e debates em comemoração ao dia 27 de Outubro - Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde População Negra.

O evento contou com a presença de representantes do Movimento Negro, capoeiristas, do Projeto Brasil Afro Atitude, Associação dos Falcêmicos de Alagoas, religiosos de matriz africana e pessoas da comunidade .
Pai Célio, um dos coordenadores da Rede, iniciou o Encontro saudando os Orixás e falou sobre a importância da mobilização nacional em prol da saúde da população negra. Logo a seguir, Jackson Bartolomeu e Rodrigo Petinati, que também fazem parte do grupo impulsor da Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, falaram sobre o trabalho desenvolvido pela Rede, ressaltando suas atividades e objetivos.
Vera Falcão, presidente da Associação do Falcêmicos de Alagoas esclareceu dúvidas sobre a anemia falciforme, além de contar sua vivência com falcêmicos. A enfermeira Elizete dos Santos, representante e ativista do Movimento Negro, abordou a saúde da mulher negra e o alto índice de gravidez na adolescência. Durante o Encontro foi distribuido materail educativo sobre várias doenças e panfletos de divulgação da Rede de Saúde das Casas de Axé de Maceió.

Nenhum comentário: