domingo, 14 de setembro de 2008

SEPPIR EM ALAGOAS!




Ministro Edson Santos garante projeto para religiões de Matrizes Africanas africanas


Dando continuidade a agenda em Alagoas, o ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, acompanhado da secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, esteve nesta sexta-feira (12) no Centro Cultural Ogum de Nagê, no Vilage Campestre, onde participou encontro com religiosos das Matrizes Africanas e Movimento Negro. "Vamos verificar carências do ponto de vista social e construir ações para essas matrizes, com a implantação de políticas públicas que garantam qualidade de vida a essa população", garantiu o ministro, anunciando o projeto Terreiros do Brasil, que garantirá, entre outras ações, cestas básicas para os terreiros.

Na oportunidade, a secretária Wedna Miranda assumiu o compromisso de levar cidadania e direitos humanos para as casas de axé da religião de Matriz Africana, a exemplo do que já vem sendo feito com as mulheres camponesas de Alagoas, em projetos que dispõem serviços das áreas jurídicas, saúde, educação e social."Teremos um espaço de cidadania, onde serão definidas quais as carências onde podemos implementar ações, com balcão de direitos, Procon, entre outros. Temos a vontade política do governador Teotonio Vilela, da secretaria e dos segmentos, por isso que nesse momento assumo esse compromisso", assegurou Wedna Miranda.

O momento foi oportuno para que Maurício de Jesus, representante do Movimento Negro, entregasse ao ministro e a secretária um documento com 10 reivindicações do segmento, no tocante a criação de uma agenda de ações de implantação de políticas públicas para as comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas e movimento negro urbano, assim como, a criação de uma bolsa de fomento a produção de editais respeitando a descentralização regional. Ainda foi feito pedido para fortalecimento da rede de saúde nos terreiros de Maceió. O documento foi produzido pelo Movimento Negro, em conjunto com a Federação Zeladora dos Cultos em geral e Federação Afro Umbandista.

O encontro contou ainda com apresentações culturais do grupo teatral Mundo Paralelo.

Fonte:Agência Alagoas

Nenhum comentário: