sábado, 7 de março de 2009

Crianças e Intolerância Religiosa.

Crianças vítimas de discriminação religiosa em escolas serão ouvidas por autoridades
Crianças e pais vítimas de intolerância religiosa serão ouvidos por diversas autoridades, nesta segunda-feira, às 14h, no auditório do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA). Na mesa, presidida pelo desembargador Siro Darlan (presidente do CEDCA), as vítimas vão relatar todos os abusos e discriminações praticados por professores e até mesmo por colegas de turma. O objetivo é sensibilizar as autoridades, professores e profissionais de ensino para o drama de milhares de crianças que exercem o direito de optar por uma prática religiosa. Com o tema "O Direito Infantil à Liberdade de Consciência Religiosa", a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pretende exigir das autoridades ações efetivas que coíbam os abusos praticados contra os pequenos religiosos.
A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa acredita - pela quantidade estimada de terreiros no estado - que este número gire em torno de 25 mil a 100 mil crianças iniciadas em terreiros de umbanda e candomblé. São elas as maiores vítimas de intolerância e discriminação nas escolas, devido às vestes rituais e à "raspagem" de cabelo, obrigatórios na liturgia de iniciação.
A grande quantidade de denúncias que chegam até a Comissão motivou o pedido de audiência pública ao Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente.

Desde de março de 2008, a Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, instituição membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, presta atendimento social e jurídico às vítimas de intolerância religiosa.

Este atendimento é totalmente gratuito e pioneiro no país.

Mais informações:Comissão de Combate à Intolerância ReligiosaTel: 21.22733974 / 97958867Rosiane Rodrigues e Ana Carollina Leitão ( tel: 25076464 ramal 203)

Nenhum comentário: