terça-feira, 7 de abril de 2009

Saúde do Trabalhador!

Cultura e Saúde do Trabalhador

O Ministério da Cultura lançou nesta segunda-feira, dia 6 de abril, em Brasília, o Projeto Vidas Paralelas
O auditório Guimarães Rosa do Complexo Cultural do Ministério da Cultura foi o palco para o lançamento do Projeto Vidas Paralelas nesta segunda-feira, 6 de abril, às 16h.
Realizado pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador (REC-ST) e a Universidade de Brasília (UnB), o projeto é uma ação compartilhada nas áreas de cultura e saúde do trabalhador brasileiro.
Seu principal objetivo é a construção de um processo de reflexão em forma de rede interativa, promovendo diálogo entre os trabalhadores de diferentes categorias no âmbito nacional sobre a temática da cultura e da saúde. Assim, o projeto propõe dar maior visibilidade sobre o mundo do trabalho, através das expressões artísticas e culturais da classe trabalhadora brasileira, a partir do olhar de seus próprios representantes.
Trabalhadoras Saindo da Fábrica, filme de José Torres Leiva (Chile, 1989)
No decorrer da cerimônia de lançamento, haverá uma mostra de cinema com a exibição de três curtas-metragens: Trabalhadoras Saindo da Fábrica, de José Torres Leiva (Chile - 1989), Ilha das flores, de José Furtado (Brasil-2005), e Brilho dos meus olhos, de Alan Ribeiro (Brasil-2006).
Essas obras abordam a temática da saúde e do trabalho, com isso a proposta da coordenação é discutir acerca da formação do olhar, a partir da própria abertura, propondo filmes que sejam instigantes ao debate e que façam os trabalhadores repensarem sua condição.
(Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC)


Nenhum comentário: