sexta-feira, 23 de julho de 2010

CENSO 2010! SOU DE AXÉ!

No próximo mês de agosto, a população brasileira dos 5.565 municípios estará recebendo recenseadores e recenseadoras para o levantamento demográfico que desde o primeiro censo, em 1872, com 643 municípios, se mostrou como importante fonte de dados.
Sabemos do valor das informações coletadas para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população e como elementos importantes para definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal, bem como para a tomada de decisões na iniciativa privada, incluindo, atualmente (para algumas), as ações de responsabilidade social.
O novo Movimento Negro, surgido nos anos 1970, enfrentou a falácia da "democracia racial" entendendo que a o quesito "cor" era determinante do lugar social da população negra. Esse conhecimento, sustentado por militantes e pensadores na área das ciências humanas e sociais (incluindo a economia e a estatística), levou a uma campanha, em nível nacional, para o censo de 1991: "Não deixe sua cor passar em branco". Fonte: Aruanda Mundi


E ,em 2010, o CEN lançou a Campanha " QUEM É DE AXÉ, DIZ QUE É"

Nenhum comentário: