quinta-feira, 20 de agosto de 2009

I Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Controle Social de Políticas Públicas de Saúde



De 19 a 21 de agosto de 2009, acontece no Rio de Janeiro o I Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Controle Social de Políticas Públicas de Saúde. Iniciativa da Rede Nacional de Religioes Afro-Brasileiras e Saúde ( RNRAS) , o evento visa subsidiar as lideranças das religiões de matrizes africanas para uma melhor compreensão do Sistema Único de Saúde e para o exercício mais qualificado da gestão participativa e controle social de políticas públicas de saúde.
Segundo os organizadores, o encontro, que conta com o apoio do UNFPA, também deve ajudar a divulgar as políticas e programas de saúde governamentais para as comunidades de terreiro e estabelecer um canal de comunicação com gestores e profissionais de saúde, visando incentivar a realização de ações em parceria com o SUS.
“Eventos como este seminário são muito importantes, pois ajudam a ampliar a participação das lideranças de terreiros e do movimento negro nos mecanismos de controle social de políticas públicas de saúde”, afirmou José Marmo, Presidente da RNRAS. “Precisamos estabelecer um diálogo mais inclusivo”, completou.
Com mais de 36 núcleos espalhados pelo país e representações em 21 estados, a RNRAS luta pelo direito humano à saúde e pelo reconhecimento dos saberes da tradição religiosa afro-brasileira no campo da saúde .
“A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde vem realizando, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas e outros parceiros, uma série de capacitações, seminários e encontros para divulgar e potencializar os saberes das lideranças de terreiros sobre promoção da saúde e estratégias de cuidado”, explicou a responsável pela área de saúde sexual e reprodutiva e direitos do UNFPA, Fernanda Lopes.
“Isso faz parte da estratégia para o fortalecer o exercício do controle social de políticas públicas de saúde e a sensibilização de gestores e profissionais de saúde sobre os impactos do racismo e da intolerância religiosa no campo da saúde”, avaliou.
Programação
Serviço:
I Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Controle Social de Políticas Públicas de Saúde Data: 19, 20 e 21 de agosto de 2009 Local: Scorial Rio Hotel - Rio de Janeiro

Fonte: UNFPA

Um comentário:

Unknown disse...

É de vital importância toda iniciativa séria de dar visibilidade às necessidades do respeito que se deve ter com a Cultura Afro Brasileira.
Poder partilhar do Asé de tantos ¨agbás¨,é inspirador. Juntos, eles nos relembram a força de luta de nossos ancestrais para que pudéssemos nos reunir num espaço público e falarmos sobre nossos interesses.
Parabéns aos organizadores!