domingo, 30 de março de 2008

PRESERVATIVOS FEMININOS- GRATUIDADE NO SUS


    PRESERVATIVOS FEMININOS E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE


  • A deputada Cida Diogo (PT-RJ) apresentou na semana passada um projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento gratuito de preservativos femininos pelo Sistema Único de Saúde.

  • A Constituição Federal de 1988 garante o direito de cidadania e também o direito à preservação da vida e da saúde, enfatizando as ações de promoção e prevenção em saúde.A deputada afirmou que no Brasil há uma mudança no perfil da epidemia do HIV/Aids, crescendo a participação na transmissão heterossexual, em particular, na contaminação de mulheres. Nesse contexto, além do incentivo ao uso do preservativo masculino, ela defende outras estratégias, como o acesso pelas mulheres ao preservativo feminino.

  • Ministério da Saúde realizou pesquisa sobre a aceitação do preservativo feminino entre as usuárias do SUS. "Os resultados demonstraram que a aceitação do preservativo feminino se manteve em alta ao longo do estudo", afirmou a deputada. Ela disse ainda que, a partir do resultado da pesquisa, não resta dúvida que a proposta contribuirá de maneira efetiva para a prevenção das DST/Aids no país.Informes PT - 31/mar/2008 nº3953

Nenhum comentário: