sábado, 7 de junho de 2008

AÇÕES DA REDE- NÚCLEO BELÉM


Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realizou em Belém capacitação em controle social de políticas públicas em HIV/Aids



O treinamento aconteceu no mês de maio, no auditório da Casa da Linguagem, em Belém. Contou com participação de lideranças das religiões de matrizes africanas dos municípios de Belém, Ananindeua e da Ilha de Marajó, dos representantes da coordenação estadual e municipal de DST/Aids, de ativistas gay, do movimento de travestis, e da representante da Secretaria de Cultura local.
Foram discutidos os seguintes temas: a religiosidade afro-brasileira e suas relações com o corpo e a saúde, as experiências dos terreiros em ações de prevenção e solidariedade as pessoas vivendo com HIV/Aids, , o Plano de Enfretamento da Feminização da Epidemia de Aids e Outras DST, o Plano Nacional de Enfretamento da Epidemia entre Gays, HSH e Travestis, a participação das lideranças dos terreiros no controle social de políticas públicas em HIV/Aids.
O evento surpreendeu as expectativas devido ao grande interesse do público, observado a partir do grande número de perguntas para as coordenações de DST/Aids, assim como o interesse de todas e todos em dar continuidade ao processo de treinamento com apoio do governo local.
Um dos grandes desafios na cidade de Belém é a quantidade insuficiente de recursos humanos para cobrir as necessidades do município e as lideranças de terreiros reclamaram também da falta de insumos de prevenção cobrando uma posição da Secretaria de Saúde.
Ao final do seminário foi proposto um acordo de cooperação do SUS com os terreiros e uma comunicação mais rápida e efetiva que permita dar conta das necessidades e prioridades da população dos terreiros no que se refere a prevenção e assistência em HIV/Aids levando em consideração as questões de gênero, raciais, de orientação sexual e direitos humanos
.

Nenhum comentário: