quarta-feira, 25 de junho de 2008

COMPANHIA DA SAÚDE NO VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO ÀS DST E AIDS






Companhia da Saúde:
falando de Prevenção com Arte e Alegria

"Chegou, chegou, chegou levantando a poeira.São os jovens da ABIA começando a brincadeira."



Dez jovens da Baixada Fluminense e periferia da cidade do Rio de Janeiro preparam-se para mais uma apresentação do esquete Prevenção é a Solução. Eles formam a Companhia da Saúde, grupo de adolescentes e jovens da ABIA que utilizam roupas coloridas, pernas de pau, técnicas circenses e de teatro de rua, percussão e dança para apresentar de maneira irônica e divertida a importância dos cuidados que todos e todas devemos ter com a saúde.
O grupo provoca a platéia a participar do espetáculo e com muita sensibilidade repassa informações sobre as formas de infecção pelo HIV, assim como estimula a solidariedade e o respeito aos direitos das pessoas soropositivas.Esses jovens estudantes encontram-se três vezes por semana na sede da ABIA, logo após a saída do colégio, para ensaiar e discutir temas que possibilitem melhor atuação em cena, assim como o repasse de informações atuais sobre a epidemia. A tarefa não é fácil, mas o resultado é sempre motivo de muita alegria em cena, e assim foi na apresentação para jovens infratores (CRIAM-Duque de Caxias/RJ) onde puderam trocar experiências. A apresentação no Instituto Nacional de Câncer também foi um dos momentos importantes para a Companhia da Saúde pois fez muita gente sorrir, um bom antídoto para a depressão e para quem esperava a consulta ou tratamento.
Entrar em cena é sempre um desafio para o grupo que já se apresentou em terreiros de candomblé, terminal ferroviário, escolas públicas, postos de saúde, praças, fábricas, etc.Nesse ano de 2006 o grupo já realizou mais de 30 apresentações e participou, como uma das experiências de prevenção do HIV/Aids, do documentário Standing Up for HIV Prevention do The Face of Aids Foundation, apresentado na Conferência Mundial de Aids em Toronto, no Canadá.E assim o grupo foi longe, cruzando mares e cantando:


"
É de perna de pau, camisinha não faz mal.
É de perna de pau, prevenção é bem legal."


Clique aqui e assista ao vídeo da Companhia da Saúde, com a esquete: Racismo.
Clique aqui e assista ao vídeo da Companhia da Saúde, com a esquete: Prevenção é a Solução.A Coordenação: José Marmo da SilvaAssessoria/Produção: Silvana Batista MoreiraProfessores de Teatro: Joana Schroeder Atores: Diogo Alexandre, Gabriel Batista do Nascimento, Guanicéia Alves, Lorena Gabriel, Phelipe Alan de Oliveira, Pollyana da Silva Santana, Roger Oliveira, Rafaella de Paula e Rodnei Ferreira.
Depoimentos
Guanicéia Alves, 18 anos, jovem Integrante da Cia da Saúde desde de Março de 2006.
"A minha entrada na Companhia da Saúde mudou o meu modo de pensar, de agir e me ajudou muito a trabalhar em grupo. Hoje eu vejo a vida de maneira diferente e espero poder contribuir, de alguma forma, para um mundo melhor.Na Companhia descobri o gosto pelo teatro e o prazer de atuar num projeto que ajuda e contribui com informações sobre saúde e prevenção para um público diverso em vários bairros e Municípios do Rio de Janeiro."

Diogo, 20 anos, é ator da Companhia da Saúde e faz o papel do malandro.
"Eu acho o trabalho da Cia da Saúde muito importante pois nós temos uma maneira muito legal de levar informações sobre DST/Aids para quem precisa pois nem toda a população está bem informada. Além disso tem gente que não se previne e precisa saber que está se arriscando.As informações são repassadas com brincadeiras e um jogo teatral que faz com que o público preste atenção e participe. A saúde é um direito de todos e por isso temos que lutar muito para garantir esse direito. Temos também que lutar contra o preconceito e todas as formas de discriminação e os jovens da Companhia da Saúde estão fazendo sua parte. Faça você também a sua."
Notas
Companhia da Saúde no Hospital Samaritano, apresentações realizadas nos dias 06 e 07 de maio de 2008.
I Seminário Interno da Companhia da Saúde, realizado em 17 de outubro de 2006.
Recorte de Jornal - Apresentação da Companhia da saúde, realizado em 04 de agosto de 2006.Agenda da Companhia da Saúde Mês de Junho: 03 - Ensaio Externo oficinas de percussão, artes Cênicas e Circo 09 - Ensaio Interno 11 - Ensaio Externo oficinas de percussão, artes cênicas e circo 16 - Oficinas de animação 17 - Apresentação no CRIAM de meninos- Duque de Caxias 18 - Ensaio externo 23 - Oficinas de Inclusão - no Salão Betinho com Marina Maria e Sabrina Trika 25 - Ensaio Externo 30 - Oficina de animação
Agradecimentos→
CRIAM - Ricardo de Albuquerque, enviado por e-mail.


Projetos:
Companhia da Saúde
Respostas religiosas à epidemia de HIV/AIDS no Brasil: Projeto de pesquisa e intervenção
Escola sem homofobia
Acompanhamento e Mobilização Social nas Políticas Públicas de HIV/aids e GTPI/REBRIP
Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e AIDS - PRISSMA
AIDS: Políticas de Saúde e Mobilização Social
Projeto Referência Nacional sobre Documentação
Comitê Comunitário Assessor
Sexuality Policy Watch - Observatório de Sexualidade e Política


Foto e Texto- ABIA







Nenhum comentário: