domingo, 29 de junho de 2008

FAZENDO A DIFERENÇA!





Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
NOS 60 ANOS DE COMEMORAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS A REDE NACIONAL DE RELIGIÕES
AFRO- BRASILEIRAS E SAÚDE FAZ A DIFERENÇA LUTANDO PELO DIREITO HUMANO À SAÚDE.


Criada em março de 2003 durante o II Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (São Luis, MA).


José Marmo da Silva é o Secretário Executivo e fundador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.


Trata-se de uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro, de mulheres e outras expressões dos movimentos sociais.Conta com 32 núcleos em todo o país e tem como objetivos:




lutar pelo direito humano à saúde


valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação à saúde




Também visa propor, monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde, exercendo controle social, além de combater o racismo, o sexismo, a homofobia e todas as formas de intolerância.


Foi um dos atores estratégicos no processo de formulação e aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.


Outra meta da Rede é legitimar as lideranças dos terreiros enquanto detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada. Busca, ainda, estabelecer o diálogo entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, os gestores e profissionais de saúde e os conselheiros de saúde na implementação de ações de consolidação e politização do SUS, promoção da saúde integral e da saúde sexual e reprodutiva, em especial.

Nenhum comentário: