domingo, 29 de junho de 2008

AIDS, GÊNERO, RACISMO E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DA AMAZÔNIA





Seminário: Aids, Gênero, Racismo e Saúde População Negra da Amazônia.
Local: Centro de Cultura Negra - UNA
Dia: 25 de Julho de 2008
Horário: 08 horas.


25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Falar de Políticas Públicas na área da Saúde é um assunto delicado e se tratando da Saúde da População Negra como um campo de estudo especifico que vem se constituindo nas ultimas décadas, onde no entanto, ainda não esta consolidada como um conjunto firme de diretrizes e metas na Política Estadual de Saúde, já que a população Negra tem em seu histórico a invisibilidade como maior causadora dos agravos e pouco avanço na área da saúde, comprova-se a vulnerabilidade e os riscos que corremos no momento em que as políticas publicas de saúde não nos inclui enquanto mulheres e homens negros amapaense.
Mesmo a Constituição Brasileira determinando que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Para a promoção, proteção e recuperação da saúde, o Estado deve excetuar políticas publicas que visem a redução de risco de doenças, combater a discriminação garantindo o acesso com qualidade e respeito as especificidades da população negra e outros agravos.
No dia 25 de Julho, que se comemora o dia da Mulher Negra Latina – Americana e Caribenha, o Coletivo de Negras Feministas da Amazônia – CNEGRA, realizará Seminário: Aids. Gênero, Racismo e Saúde da População Negra da Amazônia, com o objetivo de construir propostas de implantação e implementação do recorte racial nas políticas publicas de saúde do estado do Amapá, sensibilização, conscientização dos gestores de saúde e sociedade em geral.
O público esperado é de 200 pessoas oriundas das Comunidades Quilombolas, dos terreiros de Umbanda e Candomblé, Juventude Negra, Mulheres Negras, Acadêmicos, Gestores e trabalhadores da área de saúde e Ativistas do Movimento Negro, além de palestrantes de renome nacional e internacional.
Dia: 25 de Julho de 2008.
Horário: 08 às 18 horas.
Local: à Confirmar

Mais informações: (96)8115-0934
E-mail:
coletivodenegras@hotmail.com ou negralindaap@hotmail.com
Falar com Rejanne Soares
Saudações Feministas e Afroamazonidas do Coletivo de Negras da Amazônia - CNEGRA!!!

Nenhum comentário: